segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

3. Subsistema de processamento



A UCP (Unidade Central de Processamento) é responsável pelo processamento e execução de programas armazenados na memória principal, buscando suas instruções, examinando-as e então, executando uma após a outra. 
A UCP pode ser divida em duas categorias funcionais: Unidade Funcional de Controle e Unidade Funcional de Processamento.
A Unidade Funcional de Processamento é composta por: Registradores, ACC, ULA. A Unidade Funcional de Controle é composta por: RDM, REM, CI, RI, Decodificador de instruções, UC, Clock (relógio).


Unidade Lógica e aritmética (ULA)
Como o próprio nome indica, essa unidade assume todas as tarefas relacionadas às operações lógicas (ou, e, negação, etc.) e aritméticas (adições, subtrações, etc...) a serem realizadas no contexto de uma tarefa. 
A função efetiva deste dispositivo é a execução das instruções dos programas que se encontram armazenadas na memória. Ao chegarem à UCP, essas instruções são interpretadas e traduzidas em operações que será executada pela ULA.


Registrador de dados de memória (RDM) e de endereços de memória (REM)
O RDM também chamando de MBR (Memory Buffer Register), é um registrador que armazena temporariamente dados (conteúdo de uma ou mais células) que estão sendo transferidos da memória principal para a UCP (em uma operação de leitura) ou da UCP para a memória principal (em uma operação de escrita).
O REM também chamado de MAR (Memory Address Register), é um registrador que armazena temporariamente o endereço de acesso a uma posição de memória, necessário ao se iniciar uma operação de leitura ou de escrita.




Contador de instruções (CI)
Este registrador é também chamado de Programa Counter (PC) ou contador de programa. 
Esse contador aponta para a próxima instrução a ser buscada da memória a ser executada pelo processador. O sistema automaticamente efetiva a modificação do conteúdo do CI de modo que ele passe a armazenar o endereço da próxima instrução na sequência.


Registrador de instruções (RI).
Esse registrador tem a função de armazenar a instrução que será executada pela UCP.  O RI está ligado diretamente ao decodificador de instruções o qual irá interpretar a instrução e avisar á Unidade de Controle (UC).


Decodificador de instruções 
 A função do decodificador é identificar que operação será realizada, correlacionada à instrução cujo código de operação foi decodificado. Assim o RI irá passar ao decodificador uma sequência de bits representando uma instrução a ser executada.


Relógio (clock)
Este dispositivo é definido como um gerador de pulsos, cuja sua duração é chamada de ciclo, e a quantidade de vezes que esse pulso básico se repete em um segundo define a unidade de medida do relógio, denominados frequência, a qual também é usada para definir a velocidade na CPU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário