A memória CACHE está sempre repleta de dados ou instruções, visando otimizar o relacionamento entre a UCP e a Memória Principal. Uma vez que ela é muito menor do que a memória principal. Sua função principal é acelerar a velocidade de transferência das informações entre processador e memória principal, e com isso, aumentar os desempenhados sistemas de computação. Essas memórias são do tipo volátil assim como a memória RAM. Quando o processador solicita um determinado dado e o encontra na cache, não há necessidade de requisitá-lo à memória principal. Sempre que a UCP vai buscar uma nova instrução, ela acessa a memória CACHE.
Se a instrução ou dado estiver na CACHE (ACERTO ou HIT), ela é transferida em alta velocidade para a UCP. Se a instrução ou dado não estiver na CACHE (FALTA ou MISS), então o sistema está programado para interromper a execução do programa e transferir a instrução desejada da memória principal para a UCP.
Os processadores trabalham com dois tipos de caches: cache L1 (level 1 ou nível 1) e cache L2 (level 2 ou nível 2). A L1 era encontrada na parte interna do processador e a L2 era externa a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário